Angiologia e Cirurgia Vascular

Segundo o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros, atualmente, é de 76 anos. Felizmente, essa longevidade vem acompanhada pela manutenção da qualidade de vida. O avanço da medicina contribui, desenvolvendo subdivisões voltadas para o atendimento desse público, que precisa não só de medidas terapêuticas, mas, também, preventivas.

A Angiologia e a Cirurgia Vascular são duas das principais especialidades dentro dessa nova realidade. A área engloba o estudo e tratamento das doenças que acometem os vasos do corpo humano, como a doença varicosa, a trombose venosa, os aneurismas e as doenças arteriais obstrutivas. Dentre as patologias citadas, a doença varicosa é a mais comum.

“Trata-se de uma condição em que as veias superficiais ficam dilatadas e tortuosas, alterando o fluxo de sangue. Pode provocar dor e inchaço nas pernas, além de prejuízo estético. Apesar de ser frequente a população em geral, tem uma incidência maior a partir dos 60 anos. O tratamento inclui mudanças de hábitos e medicações. Em alguns casos, procedimentos invasivos, como a escleroterapia e cirurgias, são necessários”, explica Dr. Luciano Rocha Mendonça (CRM: 113.472).

Relacionada com a doença varicosa, a trombosa é caracterizada pela obstrução das veias, o que compromete o retorno de sangue para o coração, situação que pode levar até a um tromboembolismo pulmonar. Entre as doenças arteriais, os aneurismas e as doenças obstrutivas causadas por aterosclerose são as mais recorrentes na Terceira Idade.

“O tratamento do aneurismo é cirúrgico e pode ser efetuado de maneira convencional ou endovascular. Dependendo do quadro, a operação também é indicada para solucionar as doenças arteriais obstrutivas”, diz Dr. Luciano, que coordena o departamento de Angiologia e Cirurgia Vascular da Nova Beneficência Ribeirão Preto.

O hospital tem equipe de profissionais experientes e com uma infraestrutura completa para a realização de procedimentos – dos mais simples ao mais complexos – com segurança e comodidade, cumprindo o compromisso de oferecer um atendimento adequado e humanizado.

Essa matéria faz parte da Revista Ancienne, edição nº 1, de julho de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *