fbpx

Sobre a Nova Bene

Uma nova era para a Nova Bene de Ribeirão Preto.

Com 112 anos de história, a Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto se reinventou. A segunda instituição de saúde a ser construída em Ribeirão Preto, hoje é referência pela tradição e pelo atendimento humanizado.

Em privilegiada localização no centro da cidade e ocupando uma área total de 10.600m², o hospital presta serviços de alta e média complexidade, atendendo a população em mais de 40 especialidades, além de atender mais de 25 convênios privados e pacientes particulares.

A instituição filantrópica ainda apresenta números representativos, tanto que, em 2014, quando foi criado o Programa Santa Casa SUStentável pelo governo do Estado de São Paulo, a Beneficência foi inserida, por indicação da DSR 13, como entidade estratégica, demonstrando sua importância nessa contextualização.

Missão

Promover saúde e bem estar com serviços médico-hospitalares de qualidade, eficiência operacional e humanização.

Visão

Ser referência hospitalar consolidada, em atendimentos de média e alta complexidade para Ribeirão Preto e região.

Valores

• Ética e Transparência;
• Humanização e respeito;
• Segurança e credibilidade;
• Confiança e comprometimento;
• Sustentabilidade e responsabilidade social

Linha do Tempo

  • 1892

    Fundação da 1ª Sociedade nos moldes da Beneficência Portuguesa do RJ, dissolvida meses depois.

  • 1907

    Fundação da Sociedade de Beneficência Portuguesa D. carlos I, em 28 de setembro, e formação da 1ª diretoria.

  • 1911

    Lavrada em 12 de maio a escritura da compra do terreno do hospital, por 9.000 réis.

  • 1919

    O hospital é oficialmente inaugurado, em 1º de janeiro, com a benção do cônego Carlos Cerqueira.

  • 1964

    Em 27 de maio foi reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Federal, pelo decreto 52065.

  • 2001

    O Hospital assina parceria com a UNAERP, assegurando o ensino e beneficiando pacientes.

  • 2014

    A Beneficência é credenciada junto ao MEC para realizar a Residência Médica.

  • 2017

    Implantação de nova diretoria, estatuto social e planejamento estratégico com foco em infraestrutura moderna, tecnologia de ponta e atendimento humanizado.

Números

0
Leitos (Incluindo UTI)
0 mil
Cirurgias (ano)
0
Colaboradores
0 mil
Exames Laboratoriais (ano)
0 mil
Exames Radiológicos (ano)
0 mil
Internações (ano)

Investimentos

As mudanças não param. Para os dirigentes, a busca pela melhoria continua está pautada na origem do hospital: O compromisso de grande responsabilidade com a cidade de Ribeirão Preto. Isso explica como no decorrer de mais de um século, passando por períodos áureas e de grandes dificuldades, associado ao conturbado cenário de diferentes crises econômicas, pode-se constatar uma extraordinária evolução da Beneficência, seja no campo tecnológico, de ensino, de gestão, de infraestrutura ou de atendimento.

Apenas entre os anos de 2018 e 2019, foram investidos mais de 2 Milhões de reais por meio de emendas parlamentares, para reforma do centro cirúrgico, novas alas de internação do SUS, novo vestiário para os funcionários, nova farmácia e aquisição de novos equipamentos hospitalares.

Além disso, mais de 2,3 Milhões foram investidos com recursos próprios para reforma da recepção central, pronto atendimento para convênios e pacientes particulares, ambulatório SUS, reforma da ala “Nossa Senhora de Fátima II”, dedicada exclusivamente ao SUS, e também para a sala de conforto para colaboradores.

De mãos dadas com a UNAERP e o ensino

Em 2001, foi assinado uma parceria com a Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), que é a 6ª melhor universidade privada do estado de São Paulo, na avaliação do MEC (IGC 2017 divulgado em 18/12/2018). A parceria entre as duas instituições possibilita integrar o ensino médico em nível terciário, a pesquisa e a extensão à comunidade, beneficiando a população usuária do SUS e garantindo um cenário de aprendizagem aos alunos.

Logo depois, em maio de 2014, uma Comissão de Residência Média (COREME) foi constituída para organizar os programas de ensino vinculados ao hospital com o objetivo de aperfeiçoar o padrão profissional e científico dos médicos e melhorar a assistência médica à comunidade, além de facilitar o intercâmbio entre profissionais que estão se especializando e alunos de outras instituições.

Atualmente, na instituição, os programas de residência médica reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura são: Ortopedia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia Bucomaxilofacial e Coloproctologia. O hospital ainda conta com estágios nas áreas de Clínica Médica, Cardiologia, Oncologia, Medicina Intensiva e Urologia.